Este é o grupo oficial do projeto "AfroLinguagem", que explora e valoriza as contribuições linguísticas e culturais africanas no português falado no Brasil. Nosso objetivo é identificar, registrar e divulgar palavras de origem africana que fazem parte do nosso cotidiano, aprofundando nosso entendimento sobre a herança afro-brasileira.
Por meio de pesquisas, trocas de informações e materiais, vamos compreender a importância dessas influências na nossa cultura e língua. Este projeto envolve estudantes e professores, unindo o conhecimento histórico e linguístico à prática educativa.
Uma palavra de origem africana muito presente no nosso vocabulário é "caçula", que significa o filho mais novo da família. Ela vem do quimbundo, uma língua africana, e se popularizou no Brasil devido ao contato com culturas africanas trazidas durante o período da escravidão. Hoje, usamos "caçula" de maneira comum para indicar o membro mais novo de um grupo, não apenas nas famílias, mas em outros contextos, como nas equipes de trabalho ou grupos de amigos.
Wellington Cesar de Oliveira
PCPI - EE Dr. João Leite de Barros